terça-feira, 3 de novembro de 2009

reading must: José Régio

"Se ao que busco saber nenhum de vós responde,
Por que me repetis: "vem por aqui"?
Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...
(...)
Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou.
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou,
Sei que não vou por aí."
Cântico Negro, José Régio

2 comentários:

  1. A primeira vez que li este poema foi no meu 9º ano num teste de português a pares! Fi-lo com o meu amigo Miguel Moura e tivemos a 3ª melhor nota... xD
    Lembranças... Nunca esquecidas :)
    Alt poema! :)

    ResponderEliminar