quinta-feira, 29 de outubro de 2009

10 coisas que quero fazer antes de morrer

Escrever as coisas solidifica-as no mundo dos pensamentos, transforma-as em metas (mesmo que sem prazo definido) e ajuda-me a focalizá-las melhor.
Assim, antes de morrer quero:

1. Viajar muito, conhecer o máximo que conseguir.
No dia em que não tiver de depender de ninguém, no dia em que conseguir a minha própria estabilidade, o meu próprio equilibrio, vou deixar sempre um "dinheirinho de parte" para puder fazer isto. Viajar, conhecer, fotografar. Estados Unidos, América Latina, India, África do Sul, Barcelona, tantas países e coisas que gostava de visitar, tantas pessoas com as quais gostava de me cruzar, de contactar, de conhecer as suas motivações, tantas culturas das quais gostava de "fazer parte". De comboio, de carro, de avião, de barco, de balão, não importaria. Claro que também quero alguém para passar vergonhas comigo, para nos rirmos, para nos fotografarmos e filmarmos a fazer as coisas mais loucas do mundo, para vivermos o máximo, para SENTIRMOS!

2. Aprender a cozinhar optimamente.
Sim, sou uma super frustrada por não saber cozinhar convenientemente. E acreditem que um dia vou ser uma bela cozinheira, quer seja por ser obrigada a "crescer" e a cozinhar sozinha, ou por ter umas aulitas, ou até por comprar daqueles dvd's de "Cozinhar passo-a-passo"! :)

3. Ter uma casa só minha, decorá-la a meu gosto, tratar e gostar dela! (de preferência nos andares mais altos de um prédio)
É fundamental no crescimento de qualquer ser humano libertar-se da "asa" dos pais, e obter um espaço só seu. Eu quero mesmo conquistar esse meu espaço, e espero vir a gostar dele. Se não gostar, mudo-o de tal modo, meto-o de pernas pro ar se for preciso até encontrar o equilibrio. Quero puder olhar pela janela e ver uma rua bonita, com pessoas a passar, com sons pra se ouvirem, como conversas pra se escutarem. Quero que a minha casa se torne o meu "porto de abrigo", o meu "forte" para os dias em que estiver menos bem, e inclusive para aqueles em que estiver optimamente, para passar um dia ou outro no meu sofá confortável a ver um filme, e aplicar as minhas aulas de culinária na minha cozinha super organizada!

4. Quero trabalhar numa coisa que goste realmente, que me preencha, e ter sucesso ao fazê-la.
Espero conseguir tomar as decisões acertadas na minha vida que me levem a ter um trabalho que me dê gosto fazer, que me preencha, no qual possa usar o meu talento. Acho que isto facilitaria - e muito - a parte do "ter sucesso ao fazê-la". Sim, quero mesmo ter sucesso, dar o meu melhor, ascender, começar por baixo e ser promovida, só pela sensação de valorização do meu trabalho. Espero conseguir aceitar e lidar também com as derrotas, as despromoções, e ter a força suficiente para sair dessas frustrações, para lutar e começar de novo.

5. Fazer alguma coisa de importante pelo mundo.
Sou uma autêntica, persistente e eterna sonhadora. Vivo na esperança de fazer algo de diferente, algo que mude realmente o mundo em que vivo. Gostava de ingressar na política, por exemplo, para mudar realmente alguma coisa na vida das pessoa que precisam e não dar abébias àqueles que fazem o mal e que vivem bem à custa da asfixia dos outros. Gostava de trabalhar numa revista/num jornal para puder escever aquilo que penso sobre determinados assuntos, na esperança que as pessoas leiam as minhas palavras e que as tomem como orientação, ou simplesmente que isso me permita encontrar pessoas que pensem como eu, para não me sentir tão extraterrestre neste mundo. Sei lá, gostava de mudar mesmo alguma coisa para que se pudesse viver melhor, e sei que isso tem de começar por pequenos gestos, um pouco todos os dias, tomando as decisões certas. Quero que as minhas acções sejam utéis.

6. Morar fora de Portugal.
Deixar Portugal por uns tempos, quiçá num Erasmus, ou mais tarde, ir viver por uns tempos para um país que não este, para comparar vivências e aprender a dar valor a tudo o que tenho cá - coisa que tenho um pouco de dificuldade em fazer neste momento. É uma coisa que realmente ambiciono, e que acho fundamental para que a minha vida se possa dizer completa.

7. Definir-me, afirmar-me e aceitar-me como sou.
Como alguém me disse uma vez, "tens alguma dificuldade em tomar decisões quando chega a hora do o fazeres" e tenho mesmo. Alguma vezes deixo coisas por fazer por não conseguir decidir-me ou por ligar demasiado ao que as pessoas vão dizer, ou vão achar. Vai haver um momento na minha vida em que vou deixar de me preocupar com isso, e esse momento vai mudar tudo. Vou definir as minha ideologias, não ter vergonha de pensar o que penso, AFIRMAR-ME sendo exactamente aquilo que sou, e mais fundamental, vou ACEITAR-ME, a mim, aos meus pensamentos, às minhas atitudes, ao meu modo de viver, ao meu feitio. Eu penso que aceitar aquilo que sou e saber lidar com isso é mesmo a chave para todo o sucesso que quero obter. Sempre mantendo a postura, sempre defendendo aquilo que penso, sempre aceitando os outros e ouvindo o que os outros têm para dizer (espero crescer o suficiente para aprender a fazer isto -(admito que tenho muita dificuldade), sempre mantendo a minha educação, sendo hipócrita algumas vezes (o que infelizmente é necessário, e aqui sim, tenho mesmo uma extrema dificuldade), sendo sempre a "lady" que todos conhecem.

8. Ter um filho.
Bem, esta é um bocado complexa e provavelmente, um pouco precoce. Não falo de ter um filho nos anos mais próximos - Deus me livre! -, já que penso que isso ia dar cabo de todos os pontos que falei anteriormente. Falo de ter um filho de alguém que realmente ame, um filho que nasça desse amor e que receba SEMPRE e INCONDICIONALMENTE esse mesmo amor por toda a sua vida. Um Dinis ou uma Madalena a quem ensinar a andar, a quem ensinar a falar, a quem possa incutir a minha forma de pensar, a quem possa ensinar os meus valores, a quem possa ensinar a ser verdeiro/a, a quem possa ensinar como amar e ser amigo, a quem possa proteger mas também a quem ensine a ser livre de ser e pensar aquilo que ele desejar, a quem ajude a ser ele próprio, aceitando os seus erros, e fazendo parecer mais pequenas as suas derrotas. Um pequenote que possa amar e que me ame também. Por causa do meu feitio, a minha mãe está sempre a dizer-me "ai Rita, coitados dos teus filhos!". Sou demasiadamente perfeccionista e refilona, quero sempre tudo a minha maneira e reconheço que isso nem sempre é bom. Mas acho que quando se é mãe, tudo muda. Até nos esquecemos do mau-feitio, e aquela graça, aquela semente que se forma dentro de nós faz-nos sentir de uma maneira tão grandemente especial que somos "obrigados" a mudar. E eu sei que no dia em que tiver esse presente, vou dar o meu melhor para que o meu filho seja bem formado, para que ele tenha o melhor, para que nunca lhe falte nada de indispensável, para que ele dê o verdadeiro valor as coisas. Sem querer ser presunçosa, acho que vou dar uma boa mãe, e vou amá-lo/a com tudo aquilo que sou.

9. Chegar a casa e ter o alguém a minha espera.
É estranho, mas penso nisto tantas vezes e interrogo-me "Como será viver com a pessoa com a qual queres construir um vida?". Não sei, mas arrepio-me ao pensar nisso. Mais uma vez, não estou a falar em fazê-lo nos anos mais próximos, mas sei que um dia vou fazê-lo porque vou encontrar alguém digno de passar por esta experiência comigo, porque essa pessoa se vai mostrar mercedora de TUDO de mim, porque essa pessoa me vai amar incondicionalmente, porque vamos ser verdadeiras metades. E espero amá-la, espero amá-la tanto. Qual será a sensação de chegar a tua casa, ao teu espaço e ter essa pessoa à tua espera? Contar-lhe o teu dia e saber que ela se vai importar, que ela te vais apoiar, que ela te vai ajudar a escolher, que ela te vai amar mesmo que falhes? Como será sentir esse conforto, esse carinho, esse amor? Não sei, mas garanto-vos que vou descobrir e sei que não vou ter de procurar, vamos simplesmente "encontrar-nos" porque o destino assim o vai querer. Espero ser muito feliz ao lado dessa pessoa. Espero um dia chegar estafada do trabalho e saber que o vou ter lá para me ouvir, para me abraçar, para me ver adormecer, para estar comigo no sofá da minha/nossa bela casa, para provar os meus mega cozinhador, para me dar um beijo de boa noite, para puder dar lhe um beijo de bom dia. E sei que vou fazê-lo !

10. Desenvolver-me de mil e uma formas novas. EVOLUIR! MUDAR! CRESCER!
Exactamente, espero conseguir nunca me conformar com aquilo que tenho, nunca deixar de lutar, nunca me resignar. NUNCA DEIXAR DE TER OBJECTIVOS DE VIDA.

Realizações que espero vir a alcançar!

4 comentários:

  1. O teu reflexo, o de uma verdadeira "Lady" :D

    ResponderEliminar
  2. Que espanto!!
    Isto é que é perspectivar..
    Que texto tão belo, com tanto sentido.. que bom..
    Sabes uma coisa?? Dúvido que haja aqui algum objectivo que não seja cumprido.. Vou esperar e rezar para ver..
    fml

    ResponderEliminar
  3. nao me parece que vá ser so a tua cozinha a ser super organizada :) espero q concretizes tudo piggy, e q possa ver-te ficar feliz cm isso.
    ah e sim, se quiseres no natal ofereço te esses videozinhos maravilhosos de aprender a cozinhar ahahah croma

    ResponderEliminar
  4. Oh Rita :D haja alguém a ter objectivos parecidos com os meus. :D

    Os pontos : 1,3,4,8,9 e 10. São comuns aos meus :)

    O ponto 8, Rita : D é um sonho. Era uma vida perfeita com as coisas realmente essenciais à nossa felicidade e bem estar.

    Parabéns. Se quiseres posso ensinar-te a cozinhar. Modestia à parte, até me safo bem.

    És tão diferente, tão especial. Adoro-te

    ResponderEliminar