segunda-feira, 22 de março de 2010

há que perceber a diferença...

...entre querer ser melhor e querer ser o melhor.

querer ser melhor envolve-te a ti e queres ser melhor por ti, para consequentemente seres melhor para as outras pessoas, para o mundo que te rodeia. tanto tu como as pessoas que estão ao teu lado beneficiam com esta tua decisão de quereres ser mais, de ires mais além, de seres um pouco melhor todos os dias. esta é uma questão de amor próprio, uma questão pessoal. afinal, é normal quereres ter uma casa melhor, um salário melhor, notas melhores, mas por ti, porque tu decides, porque tu queres sentir-te melhor contigo mesmo.

querer ser o melhor está necessariamente relacionado com uma pressão doentia que incutes em ti próprio de teres de ser melhor que toda a gente, melhor até que os teus amigos. implica passar por cima de tudo e de todos, destruir tudo o que fragilmente se constrói. implica que o quereres ser o melhor se ponha a frente de tudo aquilo que realmente prezas. quem quer ser o melhor nunca ou raramente atinge o seu objectivo porque se elouquece ao perceber que ninguém é perfeito e que há sempre um campo em que não consegue "ser o melhor". este objectivo cega as pessoas, impede-as de verem a realidade, tolda-lhes a vista, fá-las fazer coisas desumanas.

e sabem a que conclusão chego? que quem tenta apenas "ser melhor" todos os dias um pouco acaba por ser o melhor sem o querer. e sabem porquê? porque é melhor para si próprio e tem o seu íntimo limpo de raivas, de hipocrisias, de malvadez.

Sem comentários:

Enviar um comentário